quarta-feira, 1 de outubro de 2014

As Mídias Sociais no Contexto Corporativo.

Segundo o Texto “Como demonstrar o valor das mídias sociais”, de Tina Louise, executiva da Adobe, a importância do Social Media Analytics para uma empresa que deseja embarcar nas redes sociais é fundamental. O “SMA” é a medição e análise das atividades das empresas ou pessoas nessas redes, se utilizando de ferramentas especificas da área como o KLPs (que são indicadores de performance na internet). A executiva cita dados importantes no texto, como o número de usuários dessas redes no Brasil, o Twitter possui 45 milhões de contas ativas, e o Facebook conta com 65 milhões de perfis na rede social.
Tina alerta que para se obter sucesso nessas redes é preciso ter um planejamento de comunicação, que deve contemplar o objetivo das ações das campanhas, que tipo de linguagem utilizar, qual o comportamento deve ter nessas redes, um cronograma de conteúdo para ser compartilhado e onde essa empresa quer chegar. Nesse ponto entra a importância do Social Media Analytics, que deverá informar qual a melhor rede para cada campanha, e como motivar seu público alvo.

E como é feito o processo? Após obter o planejamento de comunicação, que já definiu qual será o produto trabalhado, Tina indica que devemos começar escolhendo qual a melhor rede social para aquele produto, de acordo com a característica e usabilidade de cada um. A partir da rede social escolhida a equipe pode definir outros pontos importantes como o formato do conteúdo postado, se terá alguma interatividade ou não, se acompanhará vídeos ou fotos e a frequência de exibição dessas campanhas. A solução de SMA estará nesse momento monitorando o sucesso de toda a atividade dessas ações planejadas.

O texto de Tina ainda explica a diferença da web analytics e do social mídia analytics, a ferramenta de web analytics mede o trafego e a fonte deles para um site, como por exemplo de qual plataforma ele é mais acessado, se por um pc ou por um tablete ou até mesmo via mobile. Essa ferramenta traz ainda o comportamento do consumidor em relação a origem da visita e quantos dessas visitas consumiram os produtos anunciados. Já a solução de social media analytics , mede a influência dessas campanhas, como por exemplo o quanto ele atinge seu público, se a repercussão dessa campanha está sendo positiva ou negativa e como a rede fala sobre a marca.

Podemos concluir então a importância dessas ferramentas digitais no contexto corporativo, e histórico das instituições e pessoas físicas. A linha crescente da evolução tecnológica traz consigo diversas mudanças no comportamento das pessoas e nos processos das empresas. No caso do texto da executiva da Adobe, ele vem esclarecer que para uma empresa investir e manter um planejamento estratégico de comunicação ela necessitará de meios e maneiras que comprovem o resultado positivo da campanha, afinal de contas, vivemos em uma economia volátil que tem seus altos e baixos, e em tempos como os atuais, provar para a empresa que determinada ferramenta possa garantir o retorno esperado é fundamental para o impacto do negócio. 

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