Segundo o Texto “Como
demonstrar o valor das mídias sociais”, de Tina Louise, executiva da Adobe, a
importância do Social Media Analytics para uma empresa que deseja embarcar nas
redes sociais é fundamental. O “SMA” é a medição e análise das atividades das
empresas ou pessoas nessas redes, se utilizando de ferramentas especificas da
área como o KLPs (que são indicadores de performance na internet). A executiva cita
dados importantes no texto, como o número de usuários dessas redes no Brasil, o
Twitter possui 45 milhões de contas ativas, e o Facebook conta com 65 milhões
de perfis na rede social.
Tina alerta que para
se obter sucesso nessas redes é preciso ter um planejamento de comunicação, que
deve contemplar o objetivo das ações das campanhas, que tipo de linguagem
utilizar, qual o comportamento deve ter nessas redes, um cronograma de conteúdo
para ser compartilhado e onde essa empresa quer chegar. Nesse ponto entra a
importância do Social Media Analytics, que deverá informar qual a melhor rede
para cada campanha, e como motivar seu público alvo.
E como é feito o
processo? Após obter o planejamento de comunicação, que já definiu qual será o
produto trabalhado, Tina indica que devemos começar escolhendo qual a melhor
rede social para aquele produto, de acordo com a característica e usabilidade
de cada um. A partir da rede social escolhida a equipe pode definir outros
pontos importantes como o formato do conteúdo postado, se terá alguma
interatividade ou não, se acompanhará vídeos ou fotos e a frequência de
exibição dessas campanhas. A solução de SMA estará nesse momento monitorando o
sucesso de toda a atividade dessas ações planejadas.
O texto de Tina ainda
explica a diferença da web analytics e
do social mídia analytics, a
ferramenta de web analytics mede o
trafego e a fonte deles para um site, como por exemplo de qual plataforma ele é
mais acessado, se por um pc ou por um tablete ou até mesmo via mobile. Essa
ferramenta traz ainda o comportamento do consumidor em relação a origem da
visita e quantos dessas visitas consumiram os produtos anunciados. Já a solução
de social media analytics , mede a
influência dessas campanhas, como por exemplo o quanto ele atinge seu público, se
a repercussão dessa campanha está sendo positiva ou negativa e como a rede fala
sobre a marca.
Podemos concluir então
a importância dessas ferramentas digitais no contexto corporativo, e histórico
das instituições e pessoas físicas. A linha crescente da evolução tecnológica
traz consigo diversas mudanças no comportamento das pessoas e nos processos das
empresas. No caso do texto da executiva da Adobe, ele vem esclarecer que para
uma empresa investir e manter um planejamento estratégico de comunicação ela
necessitará de meios e maneiras que comprovem o resultado positivo da campanha,
afinal de contas, vivemos em uma economia volátil que tem seus altos e baixos,
e em tempos como os atuais, provar para a empresa que determinada ferramenta
possa garantir o retorno esperado é fundamental para o impacto do negócio.
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