TEORIA RACIONAL
Essa teoria considera o afeto humano como algo secundário, pois assim os consumidores teriam consciência de seus comportamentos e os controlariam. Essa teoria é subdividida em teoria econômica e a teoria de decisão.
TEORIA ECONÔMICA:
Destaca-se a situação da renda do consumidor. Demonstrando que, quanto maior a renda, maior são os gastos com produtos superfulos; e quanto a menor disponibilidade do produto, maior é a compra por estocagem.
TEORIA DA DECISÃO:
Conhecida também como teoria do risco, ela analisa a decisão de compra do consumidor baseando-se nos riscos (os resultados podem ou não serem alcançados) através dos esforços financeiros, psíquicos e/ou braçais.
• A TEORIA RACIONAL E O CONSUMIDOR
Essa teoria esta relacionado ao consumidor empresarial, o qual busca o menor preço com a maior qualidade e pela melhor condição.
• ASPECTOS DA TEORIA ECONOMICA
Ela é umas das teorias de maior aceitação pelos pesquisadores, pelas rápidas respostas e por ser de fácil compreensão, sendo assim, alvo de grandes estudos, pesquisas e avanços no Marketing, pois não se preocupa com o passado e nem o futuro da empresa, mas sim com o retorno imediato e garantido dos seus investimentos. Apesar de ser uma teoria de rápida resposta, os teóricos dizem que essa que ela apresenta um caráter normativo, onde ela se volta para o “deve ser” ao invés do foco descritivo, deixando muitas vezes a situação futura da empresa em aspectos duvidosa ao invés de serem aspectos concretos.
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