quarta-feira, 3 de abril de 2013

Diferença entre pesquisas de consumo


No primeiro estudo com o tema da goma de mascar, a pesquisa foi muito bem aprofundada, dando aos alunos um conhecimento sobre o comportamento do consumidor e uma ampla lista de dicas para se elaborar uma boa pesquisa de campo.
Foi pesquisada a historia de origem da goma de mascar, conhecida popularmente como chiclete. O tema informando e como realizar uma boa pesquisa de campo sem erros foram abordados também. Depois foi descrito pelos alunos como foi realizada a pesquisa.

No texto onde se descreve como fazer uma pesquisa de campos, foi resaltado a realização de uma pesquisa com quantidades menores de opções tanto de publico alvo como também do próprio tema a ser pesquisado. Essa dica ao nosso modo de ver serviu para observar que se consegue um resultado melhor do que se tivessem muitas opções sobre o tema ou muitas pessoas incluídas no grupo de publico alvo a responder a pesquisa, deixando assim o resultado final mais bem elaborado.

Conseguimos analisar dentro das pesquisas dos alunos que eles não se preocuparam em escolher consumidores de goma de mascar para fazer a pesquisa.

Usaram uma técnica para avaliar o gosto de cada consumidor colocando chicletes de vários sabores para que eles experimentassem. Filmaram e gravaram a pesquisa para tornar mais fácil a observação e assim chegar ao um consenso de resultado final.
O grupo de pesquisa finalizou resaltando uma das ideias finais do resultado, afirmaram que segundo Schwartz pessoas que participaram da pesquisa tinham medo de fazer escolhas erradas mesmo que as consequências sejam mínimas como o resultado da pesquisa da goma de mascar.

No caso da pesquisa sobre o consumo de chocolate, foi considerada por nós bem mais aprofundada. Foram pesquisados relatos sobre o que é o produto, sobre o consumo do chocolate, sobre fatores que determinam a compra e a escolha do chocolate e estímulos e percepções causadas pela propaganda no mercado de chocolates . Concluíram apenas por essas pesquisas de campo que o consumo do chocolate se baseia por impulso, racionalismo e também por necessidades biológicas como a emoção por exemplo. Comercialmente falando, nos levamos a consumir chocolate pelo sabor e pela qualidade, mas por vezes escolhemos o consumo do mesmo pelo preço que ele nos apresenta.

Não foi possível dizer que o consumidor se atrai pela marca, mais se aprofundarmos a pesquisa sobre chocolates as marcas mais citadas seriam Nestlé, Lacta e Garoto.

Concluimos então que na comparação entre as pesquisas foram feitas em campos diferentes, onde a pesquisa de goma de mascar buscou um grupo de pessoas para realizar o resultado final e a pesquisa de consumo do chocolate se baseou em cima de pesquisas especializadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário