terça-feira, 4 de novembro de 2014

Inforrico x Infopobre

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) somente uma a cada três pessoas tem acesso à internet, e aproximadamente 80% fazem parte da classe média. Porem, apesar do grande crescimento, o Brasil vem desempenhando um papel de baixo crescimento, onde ficamos em ultimo lugar em relação a Tecnologia de Informação e Comunicação entre os dez países emergentes no mundo, fazendo com que, prejudique nossa balança comercial e que não haja interesse de investimento estrangeiro no pais.
Apesar da diminuição dos preços de equipamentos com acesso a internet, como microcomputadores e notebook, além das atuais tecnologias como os smartsphones e tablets, somente uma parcela da população tem condições de uso. Uma forma de combater esse fenômeno, que diminua de forma vagarosa, seria a implementação de microcomputadores em sala de aula e ensino de informática em escolas publicas o que se torna extremamente complexo, pois somente 4% das escolas publicas apresentam estruturas para que isso ocorra.

Para que ocorra uma mudança rápida na situação “infossocial” é necessário o agir imediato das autoridades governamentais, fazendo com que a parcela da população que não possuem condições de conhecimento informação tecnológica possa passar a ter, e assim, o pais sair da “linha vermelha” de desenvolvimento social e caminhar para um futuro tecnológico realmente promissor. 

Fonte: Exclusão digital pode prejudicar economia brasileira.

5 comentários:

  1. Como implantar computadores em salas de aulas, se o governo brasileiro está cortando as verbas das escolas?Nosso País sempre ficará em último lugar em tudo, pois os nossos governantes não pensam no crescimento da nação.

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  2. Esses dados são de 2014, ou seja, estão totalmente desatualizados. Hoje, a internet chega a 3 em cada 4 domicílios. Mais de 70% da população têm acesso à internet.

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  3. Hoje leio esse texto, maio de 2020 em meio a uma pandemia e as crianças super estímuladas por jogos e acesso a redes sociais o desafio e fazer com que essas mesmas crianças se concentrem ou se interessem a algo que as façam refletir ...

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  4. O ano de 2020: 3 em cada 4 brasileiros acessam a internet; durante a pandemia do Covid-19 o aumento de usuários e serviços online cresceram; evidenciou as tendências de mercado como os streaming, transações econômicas, tecnologias de armazenamento; os influencers; homeoffice; aulas de diferentes modalidades em EaD; campanha eleitoral; um verdadeiro engajamento de interatividade em caráter globalizado. Apesar da existente diferenças sociais, o usufruto da internet, mídias digitais etc é crescente e imprescindivelmente necessária e propicia para o conhecimento e acompanhamento da nova era.

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