quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A Tecnologia e a Cidadania

Desde a década de 1980, que é conhecida como a “terceira revolução tecnológica”, foi marco inicial onde empresas começaram a trocar o serviço braçal por maquinas. Empresas que usam cada vez mais computadores conectados a redes de informações tiveram um grande crescimento, não só ao seu ambiente de trabalho, mas conseguiram atingir um grupo grande pessoas.

A era tecnológica na qual vivemos hoje se resulta do conjunto de inovações que a ciência veio descobrindo com o passar dos anos. A internet é um dos meios mais utilizados desta nova tecnologia e tem uma abrangência enorme. De acordo com Wainer em seu artigo, ele explica que enquanto nos anos 1960 e 1970 a informática era vista como grandes computadores que só eram usados de forma empresarial. Nos anos 1980 a historia muda e a informática pessoal predomina-se, vem o surgimento de programas individuais, planilhas, editores de texto.

As indústrias ou buscam investir em tecnologias avançadas ou perdem cada vez mais espaços no setor produtivo e os trabalhadores ou aprendem a lidar com as novas maquinas ou perdem seu emprego.

O uso da tecnologia na atualidade e indiscutível, com ferramentas inteligentes capazes de segundos ou ate milésimos procurar o que você deseja e assim agilizando o processo e realizando trabalhos que antes era obrigação do homem. Muitas empresas buscam usam um sistema inteligente de tecnologia visando o lucro e a rapidez, mas tamanho investimento pode contribuir com o aumento do desemprego, já que a troca do homem pela maquina e a falta de treinamento para utiliza-la é visível.

Fonte: Tecnologias da Informação e da Comunicação: Desafios e Perspectivas. 1ª ed. São Paulo: Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário