quarta-feira, 12 de junho de 2013

O consumidor virtual conforme o modelo de processo em etapas


Esse modelo se relaciona a compras de alto valor financeiro e emocional, por exemplo, casamento, carro, lua de mel, um imóvel, etc. Para esses tipos de produtos a internet parece não se adequar. Vários estudos apontam que, nesses casos o Marketing Eletrônico serve apenas para a divulgação de preços e serviços, sendo o mesmo concluído pessoalmente.
Vieira (1998) afirma ser possível identificar sete dimensões características do processo de compra na rede:



1) comodidade- Refere-se a escolha do cliente ao se sentir mais confortável em comprar o produto em sua casa.
2) atendimento pessoal- Preferência do cliente em escolher ser atendido por um vendedor para decidir comprar o produto.
3) conteúdo informacional do site.
4) apresentação interface da home page - a apresentação é um dos motivos pricipais para uma não compra do produto. Se o site não for composto de uma estética convidativa pode repelir possíveis clientes.
5) segurança – refere-se a confiabilidade do site na entrega do seu produto.
6) taxa e tempo de entrega – Um quesito que geralmente traz desconforto para o consumidor é a espera pelo produto. Esse fator é o causador de muitas desistências e não fechamentos.
7) oferta de produtos.- As ofertas da internet são atrativos que a cada dia mais vem sendo aproveitados pelos sites de venda online, ofertas relâmpagos, ofertas de datas especiais, até mesmo pela diminuição de problemas causados ao vendedor

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